Cripto Moedas. O futuro.

Muitos de vós já ouviram falar de Bitcoin. Mas provavelmente ainda não sabem bem o que é e para que serve.

BitCoin é uma moeda, tal como o euro ou o dólar, mas com algumas diferenças importantes. A primeira é que não é possível mexer nos bolsos e encontrar uma moedas destas perdidas porque ela não existe fisicamente, é virtual.

O outro motivo fundamental é que sua esta não é controlada por um Banco Central. Ela é produzida de forma descentralizada por milhares de computadores, mantidos por pessoas que usam a capacidade de suas máquinas para criar Bitcoin, Etherum, Lite Coin e outras para registrar todas as transacções efectuadas.

No processo de criação de uma Bitcoin, chamado de “mineração”, os computadores conectados à rede competem entre si na resolução de problemas matemáticos. Quem ganha, recebe um bloco da moeda.

O nível de dificuldade dos desafios é ajustado pela rede, para que a moeda cresça dentro de uma faixa limitada, que é de até 21 milhões de unidades até o ano de 2140.

Esse limite foi estabelecido pelo criador da moeda, um desenvolvedor misterioso que nunca ninguém viu ou ou ouviu chamado Satoshi Nakamoto.

Quando a moeda foi criada, em 2009, qualquer pessoa com o software poderia “minerar”, desde que estivesse disposta a deixar o computador ligado por dias e noites. Com o aumento do número de interessados, a tarefa de fabricar bitcoin ficou apenas com quem possuía super máquinas. A disputa aumentou tanto que surgiram até computadores com hardware dedicado à tarefa. Actualmente existem empresas/sites que fazem a mineração e podemos fazer um com eles recebendo bitcoins em troca.

Os dois mais importantes e fiáveis podem ser consultados nestes links:

https://hashflare.io (se usarem este link e me pedirem um código de activação poderão ter um desconto de 5%).

https://www.genesis-mining.com (Se usarem o código TUByQW quando comprarem um contrato terão 3% de desconto).

Além da mineração, é possível possuir bitcoins comprando unidades em casas de câmbio específicas.

A mais conhecida e segura é a Coinbase. Podem registar-se neste link:

www.Coinbase.com

As moedas virtuais são guardadas em uma espécie de carteira, criada quando o usuário se regista.

A que eu uso e que mais gosto chama-se Exodus e podem baixar aqui: https://www.exodus.io

Depois do registo, recebemos um registo com letras e números, chamado de “endereço”, utilizado nas transacções. Quando quisermos comprar alguma coisa, o fornecedor tem de nos indicar o endereço dele. Se formos nós a receber um valor, teremos de indicar o nosso endereço. As identidades do comprador e do vendedor são mantidas no anonimato, mas a transação fica registrada no sistema de forma pública. A compra não pode ser ser anulada.

Com Bitcoin, Etherium, Litecoin, é possível contratar serviços ou adquirir produtos no mundo todo e de forma muito mais rápido que pelo método tradicional.

O valor da Bitcoin segue as regras de mercado, ou seja, quanto maior a procura, maior a cotação. Nos últimos meses assistimos a um interesse generalizado nas crypto moedas. O meu conselho, se pretendem entrar neste mundo, é informarem-se antes de começar a investir dinheiro. Espero que este meu post ajude a poupar tempo de investigação. Já está aqui boa parte do estudo inicial a fazer.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s