Concentração e atenção.

Volto a um tema que falei nos primeiros posts em que disse:

Lembro-me perfeitamente de perguntar à minha mulher (já na altura):

– Que dizes? Achas que posso dedicar algum tempo a isto?

Ao qual ela me respondeu:

– Tu estás muito tempo no computador. Seja nisso ou em outra coisa, para mim é indiferente (e aqui é que ela cometeu um erro fatal!). Nos próximos posts perceberão porquê…

Seria indiferente?

Pois aqui é que está a diferença, jogar Poker não é a mesma coisa que navegar na net, usar o Facebook, conversar no Skype ou Messenger, ver televisão…

Lembro-me de no passado assistir aos jogos do SLB enquanto jogava, mas gradualmente comecei a chegar ao final dos jogos de futebol e não me lembrava das jogadas que tinham acontecido. Nas últimas vezes que fiz isto já nem dos golos me lembrava. Inicialmente pensei que seria uma falha da minha parte, mas final eu estava era a melhorar na minha focalização no jogo (não de futebol, mas no de Poker). Acabei por deixar de fazer isto, bem como tudo o resto que fazia ao mesmo tempo.

O Poker exige muita concentração. Actualmente, quando estou a jogar, são várias as vezes em que falam para mim e não ouço uma palavra. Ou melhor, por vezes até ouço, mas não “entra” nada. Quando jogamos, o nosso foco tem de estar todo na análise constante dos adversários, da informação que temos de cada um, das stacks, dos valores apostados, da sequência flop, turn e river, na força da nossa mão. Não há lugar para mais nada. E isto deve acontecer mesmo quando não estamos envolvidos numa mão. Quando terminamos uma sessão deveremos estar mentalmente cansados, pois será um indicador de que aplicámos o máximo das nossas capacidades para tentar tomar sempre as melhores decisões.

Claro que quem está de fora (e não compreende tudo isto) pode nos ver como uns alucinados, mas temos de saber viver com isto e procurar formas de contrabalançar toda esta ausência de atenção para com quem nos rodeia e que também gosta de a ter. 😉

Deixe um comentário